História do Rugby
Tudo começou em 1823, mais precisamente na Rugby School, na cidade inglesa de Rugby. Irritado com a monotonia de uma partida de futebol, Willian Webb Ellis agarrou a bola com as mãos e correu. Os outros jogadores não gostaram e tentaram agarrá-lo - nascia o rúgbi.
Em 1863, foi reconhecido como esporte pela Football Association, em Londres. Oito anos depois, houve a ruptura e surgiu a RFU (Rugby Football Union). As primeiras regras foram oficializadas e, nesse mesmo ano, aconteceu a primeira partida internacional, entre Escócia e Inglaterra, vencida pelos escoceses.
Em 1883, foi disputado o primeiro torneio internacional, a Home Nations, com Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales. A Inglaterra fez a festa. Em 1910, a França entrou e o torneio passou a chamar-se 5 Nations. Em 2000, a Itália engrossou o grupo e surgiu o 6 Nations, torneio esportivo internacional mais antigo do mundo.
No final do século 19, o rúgbi começou a ser disputado em países como Nova Zelândia, África do Sul, Austrália.
O rúgbi se espalhou pelo mundo por suas características de lealdade, respeito às regras e ao adversário, terceiro tempo (festa entre os jogadores das duas equipes depois da partida), e seguiu amador até 1995.
Hoje, o rúgbi é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo. Além disso, a Copa do Mundo, que acontece a cada quatro anos, é o terceiro maior evento esportivo, ficando atrás apenas da Olimpíada e do Mundial de futebol.
No Brasil
Os primeiros relatos sobre o rúgbi no Brasil têm origem em 1875, no Paissandu Cricket Club, no Rio. Em 1895, Charles Miller montou a primeira equipe em São Paulo. Um ano depois, o Mackenzie começou a jogar.
A partir de 1925, o rúgbi passou a ser jogado regularmente. E, em 1932, a seleção brasileira enfrentou a África do Sul. Já em 1936, o Brasil pegou a Inglaterra.
Em 1963, foi criada a URB (União de Rugby do Brasil). Em 1964, aconteceu o 3º Campeonato Sul-americano. O Brasil foi vice-campeão.
Desde então, o rúgbi vem crescendo no país e, hoje, é praticado em quase todo o território nacional, nas categorias principal, juvenil, infantil e feminino.
A seleção brasileira principal ocupa a 29ª posição no ranking mundial (entre mais de 130 países). E a equipe feminina do Brasil é a atual campeã sul-americana.
por Antonio Martoni Neto
http://espn.estadao.com.br/rugby
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário